quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como conhecer Bélgica e Luxemburgo em menos de 24h...




Embarcamos no tram às 12h54min do dia 21/09 e após 3h de viagem chegamos em Bruxelas - Bélgica, na expectativa de conhecer uma cidade luxuosa e permanecer por dois dias.

Ao sair da Central Station - todas as cidades tem uma central, que é tipo uma rodoviária, de onde partem os trens, metrôs e ônibus - tivemos a impressão de estar numa grande metrópole, movimentada, poluída e barulhenta.

As mochilas pareciam estar mais pesadas do que na Holanda, estávamos com fome, enfim... pensamos que iria melhorar. Não melhorou!

Não vimos nenhum canário belga, tampouco comemos couve de Bruxelas e o maneken pis - estátua do boneco mijando - era do tamanho de um anão de jardim.




Em compensação, comemos muita batata frita com maionese num cone de papel, waffles deliciosos e chocolates. Caminhamos muito.

Tá bom, visitamos lugares bonitos - praças, museus, palácio real - mas comparados a Amsterdã, não agradaram. Que vontade de voltar.


Tentamos ficar num hostel, mas não tinha vagas. Acabamos ficando num hotel modesto.
Ah, que bom, tinha TV, artigo raro na última semana. Uma pena que os programas e filmes eram em holandês ou francês - as duas línguas oficiais da Bélgica. Não fosse isto, teríamos assistido.

No dia seguinte, renovados depois de uma pizza e uma noite de sono, parece que o humor melhorou. Pegamos o metrô, sem pagar - ninguém paga - e fomos visitar o Atomium e a Mini Europe, no subúrbio. Foi divertido e tiramos umas fotos legais, mas logo voltamos para buscar as mochilas e partir pra Luxemburgo, onde chegamos após mais 3h de trem.




Neste pequeno país, permanecemos por apenas 2h, quando desistimos de procurar hotel devido à semelhança com Bruxelas, mais a agravante de além de falarem holandês e francês, ainda tem o luxemburguês. Estamos de férias, queremos lugares tranquilos para descansar e Luxemburgo definitivamente não é este lugar.


Num impulso, compramos mais dois tickets de trem que sairiam em seguida, desta vez para a Alemanha, com a certeza de que as coisas iriam melhorar...

4 comentários:

  1. mas e as cevas?? dizem que as melhores são produzidas lá. não vai dizer que foi pra bruxelas beber coca-cola????

    ResponderExcluir
  2. neeeeeee
    temos uma guardada, a tal da Chimay. so de ver a cor dela da medo
    (porra de teclado que nao acho acentos)

    ResponderExcluir
  3. que viajantes tontos!! chegar de mau humor num lugar e deixar de se divertir... :(

    ResponderExcluir
  4. por acaso moro aqui na Bélgica já a 4 meses e conheço Bruxelas, e não é assim tão movimentado não!!!! a França é muito melhor, o povo francês e muito mais receptivos a nós "brasileiros", e sem duvida a noite é muito mais animada além dos preços para hospedagem, já estive na Alemanha a trabalho e la é um pais que não recomendo para minguem pois são muito racistas!!!!

    ResponderExcluir